quinta-feira, 14 de junho de 2018

ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

 O corpo humano tem em sua composição aproximadamente 80% por água. Como precisamos de água! Todavia, com o crescimento populacional e industrial, também cresceu o desperdício desse recurso natural tão importante. Pesquisas revelam que 69% da água potável é destinado para a agricultura, 22% para as indústrias e somente 9% ao consumo humano, isso conforme Brasil Escola.

Do total da água do planeta, 97,2% está concentrada nos oceanos, rios e mares existentes na terra, cobrindo desta forma 71% de sua superfície, além das águas presentes na neve, nas geleiras, no vapor atmosférico, em profundidade não acessíveis, entre outras.
Segundo a ONU, cada pessoa necessita de, pelo menos, 110 litros de água por dia para atender às suas necessidades básicas de higiene, saneamento e consumo. No Brasil, o consumo médio diário por pessoa é de 166,3 litros, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. No entanto, é importante lembrar que fatores como o clima influenciam diretamente o consumo de água por região do Brasil (BRASIL, 2016).
No Brasil, a água utilizada na lavagem de veículos representa uma parcela bastante significativa do consumo de água para uso doméstico. São utilizados 3,7 milhões de m³/mês nos cerca de 32.700 postos de lavagem, isso equivale ao consumo mensal de uma cidade de 600 mil habitantes.

Ao usar a mangueira para lavar o carro são gastos de 215 litros a 560 litros de água por 30 minutos.
A utilização sustentável da água depende unicamente da conscientização de cada dono de carro que lava o mesmo em casa e ainda dos empresários de lava-jato com respeito ao uso responsável da água.
É importante, neste ponto, destacar a importância das pequenas ações do dia a dia. É possível notar uma movimentação positiva no enfrentamento da crise por parte das populações urbanas, o que mostra o poder da comunicação e da influência positiva de iniciativas locais.
A reutilização ou o reuso de água não é um conceito novo e tem sido praticado em todo o mundo há muitos anos. Neste sentido, deve-se considerar que o reuso de água compreende-se também o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de efluentes e do consumo de água
De maneira geral, existem dois caminhos complementares para os desafios relacionados à disponibilidade hídrica: o aumento na eficiência do uso da água e o aumento na produtividade da água. O primeiro diz respeito à redução de perdas por vazamentos e evaporação, por exemplo, enquanto o segundo tem relação com o desenvolvimento de técnicas para o aumento da produtividade agrícola com utilização da mesma quantidade de água (UNESCO, 2015).



BRASIL ESCOLA. Água. Disponível em: Acessado em: 04 de junho de 2018.
SEBRAE. Estrutura. In: Roberto Chamoun. Ideias de negócios lava jato. Rio de Janeiro: comunicação LTDA, 2012. 41 p. p.14. Disponível em: . Acessado em: 04 de junho de 2018.

2 comentários:

  1. Muito interessante o tema abordado em uma sociedade que a priori utilizar a àgua de maneira desigual.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, muito esclarecedor!

    ResponderExcluir