segunda-feira, 2 de julho de 2018

Responsabilidade Social

A responsabilidade social é um conceito amplo, relativo a empresas que além de manterem o seu negócio, possuem o compromisso de buscar um mundo mais justo através de ações que irão contribuir para o bem estar da comunidade dentro e fora da sua empresa. Sendo assim, não é apenas visar ao lucro, mas de forma voluntária se propor a levar em conta os interesses da comunidade local e da sociedade em geral.
Segundo Chiavenato (2004, p. 112) "Responsabilidade Social é o grau de obrigações de uma organização em assumir ações que protejam e melhorem o bem estar da sociedade na medida em que ela procura atingir seus próprios interesses."

Esse conceito, disseminado a partir da década de 1990, no decorrer dos tempos tem sido um pouco distorcido em benefício de pequenos grupos para ganharem vantagem competitiva. Esse tema só começou a ser discutido na primeira década do século XX por Charles Eliot, John Clarck e Arthur Hakley, apesar de não ter evoluído, pois as ideias desses pensadores eram consideradas de caráter socialista.

O conceito de Responsabilidade social corporativa percorre por toda a cadeia produtiva, começando com os cuidado ao adquirir a matéria-prima, sua transformação, o produto final da empresa, os funcionários, a família destes e a comunidade em geral observando os fatores ambientais e sociais.

Segundo pesquisa da Revista Exame, A Natura é um exemplo claro de Responsabilidade Social e Corporativa. Primeira colocada em duas listas, a companhia teve um bom desempenho em todos os fatores que determinam o ranking de responsabilidade e governança.

                                                                                               Revista Exame

Empresas que investem em Responsabilidade Social geram maior credibilidade no mercado pois, quando ela se propõe a cuidar do próximo sem visar lucro, com certeza terá capacidade para cuidar adequadamente do seu colaborador, atraindo funcionários engajados em dar continuidade às ideias criadas no âmbito empresarial. E consequentemente também é bem vista pelos clientes e por parceiros, que passarão a ter uma maior confiabilidade na empresa, melhorando as condições gerais no que se refere ao relacionamento entre a organização e stakeholders.

Uma empresa é sócio-ambientalmente responsável quando sua obrigação vai além de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores. 


CHIAVENATO, Idalberto. Introdução À Teoria Geral da Administração. São Paulo: Campus, 2004.

Um comentário:

  1. Tema muito legal de ser abordado, ainda mais para alunos do curso de administração. É bom que futuros administradores se preocupem com a importância que a Responsabilidade Social é para uma empresa, não apenas como uma vantagem estratégica. Porém acho que ficou muito vago, este assunto possui bastante coisas a serem abordadas, poderiam falar sobre empresas que possuem uma boa imagem ou falar sobre como algumas empresas se aproveitam disso apenas para Marketing.

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